Maker Day Brasil Capa Manaus

OFICINAS - MANAUS

Oficina Pet Biologia UFAM 09h - 10h

A equipe de educadores do Museu Nacional apresentará os exemplares taxidermizados de um Bicho Preguiça, um Macaco Bugio e um Sagui do Tufo Branco em aproximadamente 15 minutos . A mediação dará destaque para as características físicas e hábitos de locomoção, alimentar, vocalização,  ambiente em que vivem, contato com o homem e suas consequências.

Após esse momento, a equipe irá convidar os participantes a confeccionarem um exemplar de um bicho criado por eles, imaginando o que ele seria capaz de fazer com as ferramentas que lhe atribuírem. Nesta atividade, vamos estimular o pensamento sobre a função de cada parte do corpo dos seres vivos relacionando aos seus habitat e a ação do homem sobre estes. Salientar atitudes de preservação, respeito e valorização do meio ambiente.

 

Lista de material: entre 3 e 5 rolos de papelão (usados em bobinas de papel higiênico, filme ou plásticos); caixas de embalagens de variados tamanhos; pedaço de barbante; tampas de garrafa (variadas cores e tamanhos); papéis reutilizáveis de variados tipos e tamanhos ( retalhos de outras atividades, descartes de papel ofício, propaganda ou embalagens); cola; canetinhas, fita crepe ou durex; tesoura.

Robesvaldo Antonietto de La Costa - Icbeu Manaus

Duração: 60 min

Oficina Marcya e Fabíola 11h - 12h

Na oficina "Controle seus hábitos com criatividade”, os participantes aprenderão como podemos utilizar esta metodologia para gerenciar sua agenda de forma visual e criativa. Continue acompanhando e descubra dicas imperdíveis!

Classificação indicativa: A partir de 13 anos

Duração: 90 min

Oficina Paulo 13h - 14h

Nossas aulas e salas de aula mudaram significativamente, tanto em termos de estrutura quanto das expectativas e necessidades dos alunos, e agora estamos irrevogavelmente voltados para uma era de investigação, diálogo e pensamento crítico do aluno. Essa é uma das razões pelas quais o movimento maker e os princípios do STEAM podem nos ajudar a conceber projetos e planos de aula que envolvam e incentivem nossos alunos a se tornarem aprendizes ainda melhores.

Classificação indicativa: A partir de 13 anos

Duração: 60 min

Oficina Guilherme, Yuri e Leonardo 14h - 15h

Nessa oficina, vamos permitir que nossos heróis produzidos com nossas próprias mãos no mundo real sejam “escaneados” através da câmera do dispositivo móvel, reconhecidas pelo aplicativo e transformados em objetos virtuais que interagem e permitem ser utilizados em jogos. Com isso, graças a realidade virtual nossas produções ganharam vida e poderemos explorar o mundo Play-doh com o nosso herói de maneiras que vão além da sua imaginação!

Classificação indicativa: A partir de 6 anos

Duração: 60 min

Oficina David 16h - 17h

A oficina “Luz e Eletricidade: ciência para todos” aborda os conceitos básicos de Eletrônica e Eletricidade com um toque artesanal. O objetivo é utilizar energia renovável e construir um super carro com um sistema de iluminação criado por você! Legal, né? Quem sabe você criará o próximo carro elétrico do Brasil?

Classificação indicativa: A partir de 13 anos

Duração: 60 min

Oficina Tiago 09h - 10h

O Workshop consiste em dar aos participantes a oportunidade de projetar e programar robôs online usando o programa VEX no computador, aprendendo princípios de robótica, programação e trabalho em equipe.

Classificação indicativa: A partir de 13 anos

Duração: 60 min

Oficina Thiago 11h - 12h

No Workshop “Orbitando: modelagem em 3D”, os participantes vão a aprender a utilizar a ferramenta TinkerCAD, uma ferramenta online de modelagem 3D. Utilizando esta plataforma, você vai poder criar seu próprio foguete.

Classificação indicativa: A partir de 13 anos

Duração: 90 min

Oficina Karla 13h - 14h

Quiz é o nome dado a um jogo no qual os jogadores (individualmente ou em equipes) tentam responder corretamente a questões que lhes são colocadas. Em alguns contextos, a palavra também é utilizada como sinônimo de teste informal para a avaliação de aquisição de conhecimentos ou capacidades em ambientes de aprendizagem. Nesta oficina, vamos aprender a criar um Quiz no ambiente Scratch de forma que o participante possa explorar seu potencial criativo e pensamento computacional na estruturação desse tipo de jogo.

Classificação indicativa: A partir de 10 anos

Duração: 60 min

Oficina Leon 14h - 15h

Neste Workshop, os participantes aprenderão técnicas e efeitos especiais para imagem e criação de desenhos gráficos com processos simples e de grande efeito visual, utilizando o aplicativo Ibis Paint, uma ferramenta muito eficiente e rápida de comunicação que torna o trabalho de esboçar, criar, aperfeiçoar, planejar e construir ilustrações muito mais simples.

Classificação indicativa: A partir de 13 anos

Duração: 60 min

Oficina Jonathan 16h - 17h

micro:bit é uma plataforma que estimula a aprendizagem de lógica de programação, extremamente intuitiva e fácil de ser programada, possibilitando a criação de Jogos, histórias, animações e protótipos de aplicações, estaremos colocando a mão na massa para a criação de uma música escolhida na hora pelos participantes.

Classificação indicativa: A partir de 13 anos

Duração: 60 min

Oficina Danielle 17h - 18h

A Rube Goldberg Machine is a ridiculously complex device that performs a simple task, and they are incredibly fun to watch! Play with ordinary objects and use them in surprising ways. Tinker with physics and discover how you can change the direction of forces so that one thing leads to another in a chain reaction. It takes a lot of tries and testing, but the secret is collaboration and PLAY!

Classificação indicativa: A partir de 13 anos

Duração: 60 min