OFICINAS - SÃO PAULO
Para dar início ao Maker Day 2020 a Alumni oferece uma atividade que chamamos de aquecimento para um dia cheio de atividades voltadas a criatividade, imaginação e aprendizado. Juntos com o Centro Cultural Londrina vamos oferecer a oficina “I’m not a toilet paper toll” (eu não sou um rolo de papel) para estimular o participante a observar, pensar e criar coisas e personagens com rolos de papel!
Exerça sua criatividade separando materiais que você tenha em casa! Como:
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Rolos de papel (higiênico, papel toalha)
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Canetas coloridas e/ou, lápis de cor e/ou tintas
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Cola, Tesoura
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Fitas adesivas,
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EVAs e/ou papeis coloridos
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E o que sua imaginação permitir
Essa oficina é 100% prática e divertida! Fique em casa e divirta-se conosco através da plataforma Zoom, no Facebook e no YouTube.
Não deixe de participar. Inscreva-se já!
Classificação indicativa: 8 a 13 anos
Nesta oficina, você conhecerá os principais pontos do processo de legendagem: da proposta de trabalho recebida pelo legendador até o envio para o cliente. Também discutirá soluções para a legenda de um vídeo autêntico de uma atividade Maker. Por fim, você receberá feedback da sua tradução e entenderá como o trabalho é desenvolvido passo-a-passo: da escolha das palavras até a confecção das legendas.
Classificação indicativa: maiores de 16 anos
Duração: 45 min
A Alumni com a participação especial do Cultural de Londrina oferece mais uma atividade criativa voltada a ciências para a 3ª edição do Maker Day Brasil que será totalmente online! Que tal aprender sobre microambiente na prática criando um terrário em uma garrafa pet?!
Separe os materiais:
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1 garrafa Pet de 2litros transparente e higienizada
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Pedras pequenas
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Carvão ativado (encontra-se em Pets shop)
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Cascas de pistache e/ amendoins
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Musgos frescos
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2 ou 3 plantinhas tropicais
Essa oficina é 100% prática e divertida! Fique em casa e divirta-se conosco através da plataforma Zoom, no Facebook e no YouTube.
Não deixe de participar. Inscreva-se já!
Classificação indicativa: Livre
Em parceria com um grupo de estudantes de Engenharia Elétrica ( que desenvolve programas STEAM com crianças) da Universidade Estadual de Londrina e o Cultural de Londrina, vamos oferecer uma atividade de criação de games para crianças em Scratch.
A atividade de SCRATCH permite desenvolver habilidades que envolvem STEAM e Digital Literacy. O objetivo é utilização de um ferramenta digital gratuita para que todos consigam recriar ou ressignificar a atividade sem dificuldade. O Scratch é uma linguagem de programação baseado em blocos grátis e também uma comunidade online que permite criar suas próprias historias interativas, jogos e animações.
Classificação indicativa: Livre
Duração: 30 min
A pandemia forçou as escolas do mundo inteiro a se adaptarem ao ensino e aprendizado remoto e virtual. Apesar das vantagens e facilidades que oferecem, as aulas nesse formato e ambiente apresentam também muitos desafios a professores e alunos. Esse workshop visa explorar diferentes abordagens que podem ser utilizadas para ensino à distância que possam promover um ensino acolhedor, efetivo e significativo.
Classificação indicativa: Adultos
Duração: 45 min
O pensamento crítico é um dos pilares da educação no século XXI e é frequentemente mencionado quando se fala se metodologias ativas e movimento maker, mas o grande desafio é como promover a prática e estimular os alunos a assumir um papel de agentes de seu próprio aprendizado se tornarem critical thinkers. Nesse workshop, apresentaremos os princípios do pensamento crítico em sala de aula, sugestões de aplicação prática e exploraremos a conexão dessa abordagem com o movimento maker.
Classificação indicativa: Livre
Duração: 45 min
A sigla CLIL (Content-Language Integrated Learning) se refere à integração de diferentes disciplinas como metodologia para o ensino de idiomas. Esse workshop busca apresentar os princípios centrais da abordagem e discutir como pode ser posta em prática para o ensino de inglês em aulas presenciais e ambientes virtuais de aprendizado.