OFICINAS - RIO DE JANEIRO
A Oficina de Light and Shadows é uma atividade lúdica e divertida. A ideia é explorar a casa, construindo cenários, desenhando e criando uma história com luz e sombras. A inspiração será a família, nossos laços com aqueles que amamos e as coisas que fazem bem. Assim, munidos de objetos que podem ser facilmente encontrados em casa, os participantes criarão um cenário para sua própria história: momentos inesquecíveis e divertidos vividos em família, lugares especiais, etc.
Com os cenários montados será a hora de usar uma lanterna para explorar luzes e sombras, observar as cores, formas e refletir sobre o que estão vendo.
Materiais necessários:
-
Um local escuro
-
Uma fonte de luz
-
Objetos de casa para produzir sombra (caixas, utensílios de cozinha, latas, brinquedos, etc.)
-
papel e canetas para desenhar
-
Uma superfície para as sombras serem projetadas
-
Celular para tirar fotos
-
Família 🙂
Classificação Indicativa: Crianças e suas famílias
Duração: 30 min
Márcio Diegues comandará um bate-papo sobre arte e sua experiência enquanto artista. Abordará o tema de sua mais recente exposição, COMO SOBREVIVER A UM NAUFRÁGIO, em cartaz na Galeria de Arte do Ibeu, neste momento apenas acessível online, via instagram e blog.
Utilizaremos uma dos mensagens passadas pela exposição: Em um sentido mais profundo daquilo que o naufrágio pode representar, está o despertar de uma consciência crítica sobre o mundo em crise a nossa volta.
Com isso os participantes serão convidados a refletir sobre o que vivemos e a colocar a mão na massa, passando essa reflexão para o papel, em forma de desenho.
Materiais necessários:
-
Papel
-
Lápis, borracha, giz de cera, lápis de cor, canetinha
-
Pincel, tinta guache e demais materiais básicos de desenho
Classificação indicativa: Adolescentes (17+), Adultos
Duração: 60 min
Falar do movimento maker na sala de aula de língua e como ajudar alunos a focar nas competências socioemocionais com esse tipo de atividade.
Como a temática do evento refere-se ao autoconhecimento, provocaremos discussões acerca das competências socioemocionais com foco na educação: como é importante tratar do tema na escola, além dos temas tradicionais e como o movimento maker pode contribuir.