Oficinas - Brasília
E se você pudesse construir um mundo diferente? E se as coisas nesse mundo pudessem ser mais do seu jeito? O que você construiria para deixar o mundo mais interessante e com a sua cara? Nesta celebração mão na massa, Nathan irá te convidar a unir virtualmente as mesas de suas casas, e juntos, construírem projetos que combinem artes, tecnologia, papelão e muita criatividade! O educador te convida a explorar, dialogar e construir soluções e narrativas que contribuam para tornar o mundo um lugar melhor, mais equilibrado e mais consciente.
Material para a oficina:
Estruturantes: papelão, cartolina, palito de sorvete, bandeja, de isopor, pedaços de madeira e outros objetos para servirem de estrutura.
Conectores: barbante, clips de papel, pregador de roupa, elástico,fios de arame encapado e outros objetos para servirem de conexão.
Eletrônicos: lâmpadas de LEDs, baterias, cabos com garra de jacaré, micro:bit, arduino, sensores, atuadores, motores e outros materiais para ajudarem a dar vida ao seu projeto.
Coloridos: tintas, lápis, lápis de cor, papéis coloridos, adesivos, canetinhas coloridas, giz de cera e todos os outros materiais que quiserem utilizar para colorir os projetos.
Nathan Rabinovitch é formado em licenciatura em física pela USP, é parceiro do CITI-USP, pesquisador, professor e articulador da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa.
Redes sociais de Nathan Rabinovitch:
Duração: 1 hora e 30 minutos
Que histórias podemos contar usando papel, papelão e energia eólica? Na sessão de tinkering com Jasmine Florentine, os participantes irão experimentar e descobrir juntos a resposta para essa pergunta! Além disso, irão dialogar com a autora e perceber na prática como contar histórias e de que maneira o tinkering e as áreas do STEAM andam de mãos dadas. Venha fazer, experimentar e brincar com os seus próprios projetos!
Nessa oficina você irá descobrir formas de usar energia eólica no lugar de eletricidade e modos de usar cata-ventos para substituir motores, como também, a criar redemoinhos feitos de papel, papelão e outros materiais caseiros.
Material para a oficina: papel, papelão, espetos de madeira, clipes de papel (ou qualquer tipo de fio dobrável), fita crepe, cola branca, tesoura ou uma faca artesanal.
Material útil, mas não essencial: alicate, Bobby pins ou pregos pequenos e canudinhos de papel.
Jasmine Florentine é engenheira mecânica de projetos, autora de livros infantis, ilustradora e adora usar abordagens criativas para engajar crianças em projetos nas áreas de artes, ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEAM).
Redes sociais de Jasmine Florentine: