ICBEU MANAUS BANNER

OFICINAS - MANAUS
22/09/21

Manaus 22 - Oficina 1

Com alguns materiais de baixo custo como garrafa pet, papelão e outros, integrados com micro:bit, uma placa programável feita para que você dê vida às suas ideias. Vamos colocar a mão na massa para construir juntos um jardim automatizado.

Jonathas Souza Pinheiro: Diretor educacional da Kainos Maker, professor de robótica educacional e pensamento computacional e representante da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa no núcleo Amazonas.

Classificação indicativa: A partir de 10 anos

Duração: 60 minutos

Manaus 22 - Oficina 2

Inspirada na temática "Criando um mundo melhor", a oficina ministrada pelo PET Biologia da UFAM irá instruir os alunos na construção de uma composteira doméstica. A atividade tem como objetivo conscientizar sobre a importância da reutilização de resíduos orgânicos para o meio ambiente, transformando-os em adubo para plantas de forma criativa e divertida.

PET BIOLOGIA - Louise Silva: Graduanda em Ciências Biológicas pela UFAM, membro do PET Biologia e bolsista de iniciação científica no INPA.

Fabíola de Medeiros: Graduanda em Ciências Biológicas pela UFAM, bolsista do PET Biologia e futura professora.

João Victor: Graduando em Ciências Biológicas (Licenciatura). Aluno de Iniciação Científica, atualmente desenvolvendo pesquisa na área de Bioquímica dos microrganismos. Membro do PET Biologia desde de 2020. Na universidade exerce atividades como monitor de Bioquímica.

William Bernadino: Graduando em Ciências Biológicas, membro do PET Biologia.

Classificação indicativa: A partir de 10 anos

Duração: 60 minutos

Manaus 22 - Oficina 3

Os jogos sustentáveis são jogos de diferentes épocas e partes do mundo, feitos de resíduos de madeira e sementes da Amazônia, que promovem o desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo e social entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos

Floramara Machado: criadora dos Jogos intergeracionais da Amazônia (JISA), Artesã, profissional em educação física, pesquisadora em jogos do mundo, pós graduada em psicomotricidade,educação para a terceira idade e excelência na intervenção em educação física. Cursando Amazon Rainforest Business, é mestranda em atividade física e desporto na Universidade da Madeira (Portugal).

Classificação indicativa: A partir de 10 anos

Duração: 60 minutos

Manaus 22 - Oficina 4

Luciana Fernández:  É professora de inglês e professora educadora com 27 anos de experiência na área da educação, com especialidade em Metodologia, Práticas técnicas, Educação nos anos iniciais, Literatura e Pensamento Crítico. Possui diploma em Pesquisa da Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de Cambridge. Ela também tem duas pós- graduações certificadas em Ensino da Compreensão e Pensamento Culturais (FUNDACIES, Colombia). 

Se apresentou em vários congressos e convenções, tanto nacional como internacionalmente, e recebeu uma bolsa de estudos da IATEFL em 2016.

Atualmente ela é Consultora Acadêmica Sênior da National Geographic Learning e Trinity College London Argentina e é Consultora Educacional em várias escolas. Ela foi professora e diretora em várias instituições em Buenos Aires e foi formadora de professores na ESSARP (English Speaking Scholastic Association of the River Plate) nos últimos dezoito anos.

Classificação indicativa: A partir de 10 anos

Duração: 60 minutos

23/09/21

Manaus 23 - Oficina 1

Crie sua cidade sustentável em uma ferramenta online de design de modelos 3D. O Tinkercad é um programa de modelagem tridimensional online gratuito que roda em um navegador da web, conhecido por sua simplicidade e facilidade de uso. Com base na temática "Criando um mundo melhor", esta oficina utilizará as temáticas de sustentabilidade, cuidados com o meio ambiente e aprendizagem criativa.

Karla Pereira: Doutoranda em Informática. Mestre em Informática. Membro da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa. Mentora das Residências Online de Aprendizagem Criativa da Bahia. Cofundadora e Diretora de Gestão Estratégica da Startup GEN+. Educadora Maker.  Pesquisadora voluntária da placamae.org_.

Glauco Soprano: é graduado em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Recém, graduado em Pedagogia e graduando em Engenharia de Controle e Automação. É um dos idealizadores da startup GEN+, uma empresa especializada em educação tecnológica, onde ocupa o cargo de diretor educacional. No Amazonas, é Coordenador da Olimpíada Brasileira de Robótica, a OBR.

Classificação indicativa: A partir de 10 anos

Duração: 60 minutos

Manaus 23 - Oficina 2

Os jogos sustentáveis são jogos de diferentes épocas e partes do mundo, feitos de resíduos de madeira e sementes da Amazônia, que promovem o desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo e social entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

Lista de materiais do workshop: tampas de garrafas pet.

Floramara Machado: criadora dos Jogos intergeracionais da Amazônia (JISA), Artesã, profissional em educação física, pesquisadora em jogos do mundo, pós graduada em psicomotricidade,educação para a terceira idade e excelência na intervenção em educação física. Cursando Amazon Rainforest Business, é mestranda em atividade física e desporto na Universidade da Madeira (Portugal).

Classificação indicativa: A partir de 10 anos

Duração: 60 minutos

Manaus 23 - Oficina 3

Esse tipo de arte busca transformar resíduos como papel, papelão, madeira, vidro, plásticos, metais ou borracha em obras de arte. Portanto, o conceito vai mais além da reciclagem convencional de materiais, pois cria objetos que superam o valor econômico, cultural e social do produto original.

Igor Falcão: Cursando Bacharelado em Meteorologia na UEA. Artesão e Cosplayer. Cofundador da Empire Dioramas.

Aderson  da Silva Jordão: Amazonense, 51 anos, Mecânico  Aeronáutico, Técnico  em Edificações, Colecionador de itens  da saga Star Wars e demais filmes  de ação e ficção científica. Criador  da EMPIRE DIORAMAS juntamente  com Igor Falcão de Oliveira.

Classificação indicativa: A partir de 10 anos

Duração: 60 minutos

Manaus 23 - Oficina 4

Você gostaria que suas aulas pudessem ajudar as pessoas a participarem do diálogo internacional sobre como superar a emergência climática durante suas jornadas de aprendizagem de línguas e depois? Você se pergunta se é possível fazer isso ao mesmo tempo em que cria uma excelente experiência de aprendizado de idiomas? Em caso afirmativo, esta sessão é para você.

As questões ambientais costumam ser um tópico que os professores se sentem desconfortáveis ​​em trazer para a sala de aula e os alunos muitas vezes têm experiências menos do que ideais nas aulas sobre o assunto. Na verdade, a emergência climática e a justiça ambiental são tópicos altamente motivadores, são o contexto ideal para a aprendizagem de línguas e estão cada vez mais na agenda dos alunos de línguas.

Junte-se a nós nesta sessão muito prática em que examinamos os princípios para a concepção e entrega de aulas sobre o tema, enquanto exploramos como trazer este diálogo para a aula, exploramos as preocupações do professor e examinamos soluções e investigamos algumas descobertas sobre as opiniões dos alunos sobre as questões ambientais em a sala de aula de línguas.

Owain Llewellyn: Um apaixonado ambientalista e profissional de ensino de idiomas que já participou de uma ação direta para evitar que as companhias de petróleo perfurassem nas proximidades. Como professor de idiomas, ele viu uma nova oportunidade de aumentar a conscientização sobre as questões ambientais e trazer o diálogo sobre sustentabilidade para a sala de aula. Desde 2012, ele administra https://eltsustainable.org, dando a professores em todo o mundo a oportunidade de alcançar milhares de alunos com aulas envolventes com o tema do ambiente. Owain é professor de inglês, instrutor de professores e gerente acadêmico. Ele está atualmente escrevendo uma dissertação de mestrado examinando a experiência do aluno em cursos de idiomas online.

Ele trabalha com professores em todo o mundo trazendo o diálogo sobre o meio ambiente para suas aulas por meio de vários projetos de desenvolvimento de professores. Isso inclui escrever planos de aula sobre temas ambientais para os cursos myClass e English Online do British Council, escrever um módulo para o curso de desenvolvimento de professores de Ação Climática em Educação de Idiomas do British Council e lançar o curso online Language Teaching for the Planet, além de oferecer webinars frequentes. Ele está no painel de discussão na conferência IATEFL de 2022 em Belfast.

Classificação indicativa: A partir de 10 anos

Duração: 60 minutos

24/09/21

Manaus 24 - Oficina 1

Esse tipo de arte busca transformar resíduos como papel, papelão, madeira, vidro, plásticos, metais ou borracha em obras de arte. Portanto, o conceito vai mais além da reciclagem convencional de materiais, pois cria objetos que superam o valor econômico, cultural e social do produto original.

Igor Falcão: Cursando Bacharelado em Meteorologia na UEA. Artesão e Cosplayer. Cofundador da Empire Dioramas.

Aderson  da Silva Jordão: Amazonense, 51 anos, Mecânico  Aeronáutico, Técnico  em Edificações, Colecionador de itens  da saga Star Wars e demais filmes  de ação e ficção científica. Criador  da EMPIRE DIORAMAS juntamente  com Igor Falcão de Oliveira.

Classificação indicativa: A partir de 10 anos

Duração: 60 minutos

Manaus 24 - Oficina 2

Já se imaginou criando seu personagem e para ser impresso na impressora 3D? Se inscreva e aprenda a modelar seu personagem; como funciona o mundo da impressão 3D e torne seus personagens reais!

Carlos Junio: Designer formado pela UFAM e pós graduado em Design e Mercado pela Faculdade Martha Falcão. Integrante da comunidade Makers Manaus, onde vem atualmente estudando os processos de fabricação digital e sua utilização e aplicação na fabricação, educação e em uma nova forma de se criar protótipos e produtos de maneira mais colaborativa. Desde 2016 vem atuando como líder da comunidade Makers Manaus através de atividades práticas difundindo os conceitos da cultura maker. Atualmente é um dos diretores do Fab Lab Manaus, um laboratório de fabricação digital ligado a uma rede com mais de 1800 laboratórios pelo mundo.

Classificação indicativa: A partir de 10 anos

Duração: 60 minutos

Manaus 24 - Oficina 3

Inspirada na temática "Criando um mundo melhor", a oficina ministrada pelo PET Biologia da UFAM irá instruir os alunos na construção de uma composteira doméstica. A atividade tem como objetivo conscientizar sobre a importância da reutilização de resíduos orgânicos para o meio ambiente, transformando-os em adubo para plantas de forma criativa e divertida.

PET BIOLOGIA - Louise Silva: Graduanda em Ciências Biológicas pela UFAM, membro do PET Biologia e bolsista de iniciação científica no INPA.

Fabíola de Medeiros: Graduanda em Ciências Biológicas pela UFAM, bolsista do PET Biologia e futura professora.

João Victor: Graduando em Ciências Biológicas (Licenciatura). Aluno de Iniciação Científica, atualmente desenvolvendo pesquisa na área de Bioquímica dos microrganismos. Membro do PET Biologia desde de 2020. Na universidade exerce atividades como monitor de Bioquímica.

William Bernadino: Graduando em Ciências Biológicas, membro do PET Biologia.

Classificação indicativa: A partir de 10 anos

Duração: 60 minutos

Manaus 24 - Oficina 4

Aprenda a editar áudio de curtas-metragens de conscientização ambiental.

Junior Codi - Professor de inglês no ICBEU Manaus desde 2012, pós-graduado em docência da lingua inglesa e com graduação em Produção Audiovisual pela UEA. Interessado em tecnologia e inovações educacionais, é um dos professores do Núcleo Acadêmico de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento e Tecnologia Educacional. Trabalha na área há mais de dez anos participando de projetos, programas e palestras nacionais e internacionais, além, é claro, da sala de aula, que considera a melhor e mais importante parte do seu trabalho. Participa também de podcasts e projetos de áudio e vídeo, com produção e edição de pautas, edição e sonorização.

Classificação indicativa: A partir de 11 anos

Duração: 60 minutos

Manaus 24 - Oficina 5

Com alguns materiais de baixo custo como garrafa pet, papelão e outros, integrados com micro:bit, uma placa programável feita para que você dê vida às suas ideias. Vamos colocar a mão na massa para construir juntos um jardim automatizado.

Jonathas Souza Pinheiro: Diretor educacional da Kainos Maker, professor de robótica educacional e pensamento computacional e representante da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa no núcleo Amazonas.

Classificação indicativa: A partir de 10 anos

Duração: 60 minutos

Manaus 24 - Oficina 6

A palavra Maker vem da língua inglesa e significa fazedor, criador, construtor, autor. O movimento Maker é um termo usado para descrever a cultura do “Do it yourself”. Pensando nisso e como forma de celebrar o Maker Day 2021, apresentarei 10 experimentos Maker que podem ser feitos em casa, de preferência com objetos que já possuímos. Como a ideia é “pôr a mão na massa”, o último experimento será realizado pelos participantes. A ideia é apresentar os conceitos de olhar de perto, explorar a complexidade, e identificar oportunidades. Vem comigo nessa jornada Maker? I’ll see you real soon!

Lucas Martins: é professor de inglês no ICBEU Manaus. Ele leciona inglês há mais de 12 anos, incluindo sua experiência internacional em Dublin, Irlanda, onde estudou e trabalhou. Lucas é formado em pedagogia e tem experiência no ensino de matemática para alunos do ensino fundamental e médio. Ele possui o Cambridge CELTA, FCE, CAE e Michigan ECPE, e atualmente está cursando o DELTA módulo 1. Além disso, Lucas é um Teacher Trainer  e Educador Maker certificado. Lucas é também TOEFL TCA e examinador oral dos testes METGo, ECCE e ECPE. Ele tem ampla experiência na preparação de alunos para exames de proficiência, como TOEFL e IELTS, e exames de admissão à universidades americanas, como o SAT. Seus interesses incluem ensinar VYL e YL, ensinar alunos com necessidades especiais e preparação para exames.

Classificação indicativa: A partir de 10 anos

Duração: 60 minutos

25/09/21

flaviana lopes

Criar e programar um jogo com base na temática “Criando um Mundo Melhor''. 

Usando o pensamento computacional, aprendizagem criativa e cuidados com o meio ambiente, o software Scratch está presente em mais de 40 países. Além de diversas aplicações, sua mais recente novidade é o Facing Sensing, um recurso experimental fornecido pelos Laboratórios do MIT que permite a detecção de recursos no rosto de uma pessoa e a inclinação, podendo ser usados para controlar um sprite e permitindo que ele interaja com a sua face.

Flaviana Lopes - Acadêmica de Licenciatura em Computação pela UEA.

Classificação indicativa: A partir de 10 anos

Duração: 60 minutos

lucas

Nos últimos anos temos visto uma crescente na ideia de colecionar materiais de estudo como canetas, marcadores, adesivos, papelaria em geral e outros itens que se tornaram populares entre os estudantes. Mas aí vem a pergunta: você sabe como reciclar corretamente esses itens? Você está utilizando eles conscientemente? 

"Nesse talk eu apresentarei as maneiras de reciclar esses materiais de formas correta, locais de reciclagem em Manaus, e algumas ideias para a utilização consciente desses, já que se não forem descartados corretamente, podem levar milhares de anos para desaparecerem do planeta Terra. Vem comigo nessa jornada consciente? I’ll see you real soon!"

Lucas Martins: é professor de inglês no ICBEU Manaus. Ele leciona inglês há mais de 12 anos, incluindo sua experiência internacional em Dublin, Irlanda, onde estudou e trabalhou. Lucas é formado em pedagogia e tem experiência no ensino de matemática para alunos do ensino fundamental e médio. Ele possui o Cambridge CELTA, FCE, CAE e Michigan ECPE, e atualmente está cursando o DELTA módulo 1. Além disso, Lucas é um Teacher Trainer e Educador Maker certificado. Lucas é também TOEFL TCA e examinador oral dos testes METGo, ECCE e ECPE. Ele tem ampla experiência na preparação de alunos para exames de proficiência, como TOEFL e IELTS e exames de admissão à universidades americanas, como o SAT. Seus interesses incluem ensinar VYL e YL, ensinar alunos com necessidades especiais e preparar estudantes para provas de admissão.

Classificação indicativa: A partir de 10 anos

Duração: 1 hora e 30 minutos

Manaus 25 - Oficina 2

Aprenda a treinar uma Inteligência Artificial para separar o lixo dos oceanos.

Tiago Cauassa - Pós graduando em Robótica Educacional. Licenciado em Informática com foco em tecnologias educacionais no Brasil, e Tecnologia da Informação com foco em Gerenciamento de Projetos de T.I. no Canadá.

Diretor da ControlBot Robótica Educacional em parceria com a Fundação Micro:bit e Otto DIY. 

Educador Certificado Internacional da LEGO(r) Education.

Classificação indicativa: A partir de 10 anos

Duração: 60 minutos

michiles

No Workshop Impressão 3D, os participantes irão aprender a utilizar o TinkerCAD, uma ferramenta online de modelagem e através dela, criarão um vaso sustentável que será impresso na nossa 3D printer.

Thiago Michiles - Técnico em Mecatrônica formado pelo Instituto Federal do Amazonas (IFAM). Certificação de Apple Teacher pela Apple Learning Center. Atualmente cursando Engenharia de Controle e Automação pelo IFAM.

Classificação indicativa: A partir de 10 anos

Duração: 60 minutos

hersey

Os participantes costurarão algo significativo para eles - algo que se perderia se as mudanças climáticas continuassem - em um crachá na forma de um coração verde (ou um coração feito de retalho de tecido), enquanto conhecem # Craftivismo - um gentil, uma forma meditativa de se posicionar por algo em que você acredita. Este emblema de coração pode ser usado na manga de uma camisa, servindo como um iniciador de conversa, compartilhado nas redes sociais e até mesmo presenteado a representantes do governo com uma petição para ação contra das Alterações Climáticas.

Lista de materiais do workshop: Feltro verde claro e escuro, feltro branco, linha de costura preta e agulha.

Danielle Hersey - Professora com experiência de inglês para falantes de outras línguas, com uma história demonstrada de escrita, edição, treinamento de professores e inovação com a Maker Education. Uma formação em arte e ilustração abre caminho em meu trabalho e alimenta a paixão por capacitar professores e alunos trazendo o Movimento Maker e a criatividade para o Ensino da Língua Inglesa.

Classificação indicativa: A partir de 10 anos

Duração: 60 minutos

leandro

Esta oficina mostrará como podemos reaproveitar diversos materiais para construir brinquedos simples e educativos, incentivando a sustentabilidade, a curiosidade e desenvolvimento de habilidades manuais.

Leandro Fellipe: Dono e fundador do canal no youtube Leandro Fellipe, já participou de diversas campanhas com o objetivo de mostrar que é possível reaproveitar materiais que poderiam ser descartados, dando uma nova utilidade.

Classificação indicativa: A partir de 10 anos

Duração: 60 minutos