PROGRAMAÇÃO - BELÉM
OFICINAS
A Robótica Educacional, enquanto um recurso didático tecnológico, consiste em kits de montagem compostos por diversas peças: motores, engrenagens, polias, rodas, eixos e, em alguns casos, materiais reutilizáveis. Essas peças se integram a microcomputadores e softwares que permitem o controle e funcionamento do modelo montado. Levando em consideração a faixa etária dos estudantes e sua segurança, bem como a qualidade da aprendizagem, empresas como a Lego, que comercializa brinquedos baseados em sistemas de construção, ganham destaque no ramo da Robótica Educacional.
Logo, a Robótica na Educação se fundamenta em três itens: os kits de montagem que vão modelar o dispositivo, o computador e uma linguagem de programação para operar este dispositivo. Se utilizada com uma proposta pedagógica bem fundamentada, a Robótica Educacional possibilita que os estudantes aprendam brincando uma série de habilidades e competências muito importantes para a sua formação.
Facilitador: ARTHUR COSTA
Formado em Ciências Naturais/Física pela UEPA. Desde o início da graduação trabalho com Astronomia, que hoje faz parte das atividades voluntárias que faço no Clube de Astronomia do Pará. Atuei durante dois anos no Centro de Ciências e Planetário do Pará. Através de projetos educacionais e interdisciplinares tive contato com as várias tecnologias que permitem mostrar aos alunos como a Ciência é surpreendente, encantadora e diversa. Foi aí que o bicho da Robótica me mordeu. Comecei a utilizar várias tecnologias nas minhas aulas e a desenvolver alguns equipamentos. Hoje atuo como professor de Física, Matemática, Ciências, Astronomia e Robótica.
Oficina de Desenvolvimento de um Game 2D utilizando programação visual com o software DoGo Block. Criação do game "POP IT Digital: estourando bolhas no fundo do mar". Um jogo que tem o objetivo de inclusão de alunos cadeirantes, TDAH e com transtorno do espectro autista nas aulas de Educação Física.
Facilitador: BRUNO RICARDO
CEO da STARTUP DoGo Maker. Professor universitário e do Ensino Médio, formação em Física com ênfase em tecnologia da educação, está entre as referências do Norte do Brasil em Robótica Educacional e Educação Maker. Vencedor do Prêmio "Olho na Escola" da Fundação Roberto Marinho e do Canal Futura (afiliado da Rede Globo) em 2016. Autor do Projeto Lúdico de Ensino de Ciências e Engenharia (PLECE), que foi eleito pela Fundação Telefônica VIVO, Fundação Roberto Marinho e Canal Futura um dos 40 projetos que impactaram a Educação Pública Brasileira nos anos de 2016 e 2017 ganhando um capítulo na série "Janelas de Inovação" disponível na Globo Play. Vencedor do prêmio de Técnico Destaque do Torneio de Robótica da FIRST LEGO LEAGUE (FLL) na Etapa Regional Pará (2019-2020). Autor do livro "Iniciação ao Desenvolvimento do Pensamento Computacional com Programação Visual". Hoje atua como palestrante e empreendedor.
Nesta oficina exploraremos Estações de Rotação:
- Autômatos de papelão;
- Pista de corrida;
- Shadow Remix;
- Making faces com Stop Motion.
“Tinkering envolve mexer com materiais, construir, fazer e desmontar, a fim de testar ideias e entender como as coisas funcionam” (Sebastian Martin- Tinkering Studio).
“O sucesso é baseado não apenas no que você sabe ou quanto você sabe, mas em sua capacidade de pensar e agir criativamente” (Mitchel Resnick- MIT Media Lab).
Facilitadora: KÁTIA ARAÚJO
Especialista em Tecnologias na Educação, com experiência em formação de professores. Articuladora da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa - RBAC | Núcleo PA. Membro CEIE- SBC- Região Norte. Professora da EETEPA- SECTET.
A oficina tem como objetivo estimular o perfil de sujeito-pesquisador, se apropriando das bases metodológico-científicas do método da Ciência, nos seus modos de fazer e ser, de forma crítica e reflexiva. Vasta produção científica com a iniciação científica de jovens, capítulos de livros, seleção STEAM TechCamp Brasil 2022.
Facilitador: Prof. Dr. HAROLDO DE VASCONCELOS BENTES (IFPA Campus Belém)
Licenciatura em Filosofia (UFPA/1990), Especialização em Gestão de Políticas Sociais (PUC_MG/2004), Especialização em Educação de Jovens e Adultos (IFPA-IFTO/2007), Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (UnB/2009), Doutorado em Educação brasileira (UFC/2013) e Pós-doutorado em Educação Profissional e Formação de Adultos no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa em Portugal (IE- ULisboa, 2019). 25 anos de vivência na iniciativa privada na gestão e condução de equipes, com foco em metas a atingir: Bradesco, AMBEV, Consórcio, SEBRAE, SENAC.
A dinâmica desta oficina maker será botar a mão na massa e criar protótipos de casas inclusivas, trabalhando elementos como a decoração, a disposição de objetos, cores, etc.
Facilitador: MADSON SANTOS
Ator, Artista-Pesquisador, Performer e Arte-Educador. Graduando do Curso de Teatro pela UFPA. Atualmente é estagiário do setor artístico e cultural do Centro Cultural Brasil-Estados Unidos - CCBEU, em Belém-PA.
A dinâmica desta oficina maker será botar a mão na massa e criar protótipos de casas inclusivas, trabalhando elementos como a decoração, a disposição de objetos, cores, etc.
Facilitadora: DEBORA ALVES CRUZ
Formada em Tecnologia em Produção Multimídia pela UFPA. Experiência em salas de recursos multifuncionais em escola do município de Belém. Voluntária na ONG Jovens Comunicadores da Amazônia. Atualmente trabalha como assistente no CCBEU Maker, makerspace do Centro Cultural Brasil-Estados Unidos - CCBEU, em Belém-PA.
Visita guiada na Galeria para explicar sobre as obras e artistas expostos. Em seguida uma conversa sobre as obras e releitura de trabalhos.
Facilitadora: ANA LAURA FIGUERÓ
Eng. de Produção e Artista visual Esp. em Arte Educação: Cultura Brasileira e Linguagens Artísticas Contemporâneas. Prêmios: Menção Honrosa no Festival Fit de Santarém; Prêmio Expressões Artísticas (Coletivo Guayí - Cartotraços); Prêmio Poetize. Exposições: Cunhantã (Galeria César Leite - UFPA); Meu rosto, meu documento (UFPA); Mostra Cultura de Igarapé (Obras: Caderno Tempo e Vida, ilustração: Identidade, Fotografia: Não lugar); Mostra de Arte Mulheril (Marabá); Sesc Imagens Cotidianas (Livro Artesanal); Conquiste como uma Mulher (Portugal - Setembro 2022). Livros: Batimentos e Sentimentos (Autoral - Editora: Amazon); Poesia Subversiva (2022 - Ilustrações - Editora Dialética); Antologia Poesia Brasileira (2022 - Poesia selecionada - Editora: A Arte da Palavra); Uma poesia para cada dia (2022 - Poesia selecionada - Editora Lura).
A proposta desta oficina é apresentar algumas atividades Maker para ensino de qualquer disciplina. Através de um breve bate papo vamos explorar aspectos da cultura Maker e como ela pode aumentar o engajamento e fomentar a inclusão em sala de aula. Depois veremos exemplos de atividades maker e realizaremos uma delas.
Facilitadora: JAQUELINE SILVA
Professora de Inglês há 16 anos, atuante na rede pública de ensino (SEDUC-PA), alumni da Embaixada Americana/Fulbright (PDPI, 2018), mestranda do programa de pós-graduação em Criatividade e Inovação . (PPGCIMES/UFPA)
Essa atividade compõe uma estratégia de trabalho que realizo no âmbito do projeto (Re) Modelagem Criativa de Negócios e no projeto Práticas Educacionais Aplicadas. O resultado deste projeto foi um diferencial para que eu recebesse o 1º lugar do prêmio Sebrae de educação empreendedora, no ensino técnico e tecnológico, de 2021.
Facilitador: JORDANIO SANTOS
Doutorando em Ciências Ambientais (UFPA). Mestre em Administração na UNAMA, MBA em Logística Empresarial (FGV), MBA em Gestão Financeira Controladoria e Auditoria (FGV) e Graduado em Administração na Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Em 2015 foi iniciei no Servidor Público Federal como Administrador na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), na função de Coordenador de Inovação Tecnológica. Em 2016 atuei como Assessor de Comunicação da Universidade e também assumi a Divisão de Pesquisa da instituição. Também trabalhei como professor do Curso de Bacharelado em Administração da Faculdade Metropolitana de Marabá-PA e outras faculdades particulares. Em 2020 iniciei como Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no IFPA Campus Paragominas-PA e atualmente trabalho no Campus IFPA Belém. Atualmente estou na função de presidente do núcleo de empreendedorismo.
A oficina visa a introdução da plataforma Arduino por meio de uma atividade prática no qual o participante irá montar e programar uma garra automatizada. O objetivo é passar por todas as etapas de um projeto em arduino.
Facilitadores: STEFANO ALVES & ADSON SELTON
Membros do Grupo de Estudos em Robótica Aplicada e Educacional - GERAE e alunos do curso de Engenharia de Controle e Automação - IFPA, Campus Belém. Atuam em projetos educacionais que visam divulgar o ensino da robótica e cultura MAKER.
A oficina visa a construção de um protótipo de um elevador hidráulico, com foco na acessibilidade de cadeirantes em transporte público, prédios, etc.
Facilitador: NÉLIO DIAS
Membro do Grupo de Estudos em Robótica Aplicada e Educacional - GERAE e aluno do curso de Engenharia de Controle e Automação - IFPA, Campus Belém. Atua em projetos educacionais que visam divulgar o ensino da robótica e cultura MAKER. Atualmente é estagiário do CCBEU Maker, makerspace do Centro Cultural Brasil-Estados Unidos, Belém-PA.
Neste Workshop iremos conversar de forma resumida sobre a história da inclusão e seus termos. Logo em seguida serão realizadas atividades voltadas para o público que foge do padrão neurotípico.
Facilitador: MATHEUS MENDES
Licenciado pleno em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa e suas respectivas literaturas pelo Centro Universitário Fibra, especialista em Coordenação Pedagógica pela FAIEP, com formação complementar de mais de 400h em educação inclusiva. Atualmente é professor do Centro Cultural Brasil-Estados Unidos - CCBEU.
A Robótica Educacional, enquanto um recurso didático tecnológico, consiste em kits de montagem compostos por diversas peças: motores, engrenagens, polias, rodas, eixos e, em alguns casos, materiais reutilizáveis. Essas peças se integram a microcomputadores e softwares que permitem o controle e funcionamento do modelo montado. Levando em consideração a faixa etária dos estudantes e sua segurança, bem como a qualidade da aprendizagem, empresas como a Lego, que comercializa brinquedos baseados em sistemas de construção, ganham destaque no ramo da Robótica Educacional.
Logo, a Robótica na Educação se fundamenta em três itens: os kits de montagem que vão modelar o dispositivo, o computador e uma linguagem de programação para operar este dispositivo. Se utilizada com uma proposta pedagógica bem fundamentada, a Robótica Educacional possibilita que os estudantes aprendam brincando uma série de habilidades e competências muito importantes para a sua formação.
Facilitador: Arthur Costa
Formado em Ciências Naturais/Física pela UEPA. Desde o início da graduação trabalho com Astronomia, que hoje faz parte das atividades voluntárias que faço no Clube de Astronomia do Pará. Atuei durante dois anos no Centro de Ciências e Planetário do Pará. Através de projetos educacionais e interdisciplinares tive contato com as várias tecnologias que permitem mostrar aos alunos como a Ciência é surpreendente, encantadora e diversa. Foi aí que o bicho da Robótica me mordeu. Comecei a utilizar várias tecnologias nas minhas aulas e a desenvolver alguns equipamentos. Hoje atuo como professor de Física, Matemática, Ciências, Astronomia e Robótica.
Esta oficina é para articuladores do RBAC Núcleo-PA, gestores, educadores, estudantes, etc. interessados na Aprendizagem Criativa. Somos um movimento que une educadores, artistas, pais, pesquisadores, empreendedores, estudantes e organizações para promover e apoiar práticas educacionais mão na massa, criativas, relevantes e inclusivas por todo o Brasil.
Faça parte!!
Facilitadora: KÁTIA ARAÚJO
Especialista em Tecnologias na Educação, com experiência em formação de professores. Articuladora da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa - RBAC | Núcleo PA. Membro CEIE- SBC- Região Norte. Professora da EETEPA- SECTET.
PALESTRAS E PROJETOS
A palestra tem como objetivo mostrar o histórico da língua de sinais no Brasil.
Facilitador: ALDEN CAVALCANTE
Bacharel em Psicologia e licenciado Pleno em História.Especialista em Educação Especial e Inclusiva. Intérprete de libras, língua Brasileira de Sinais.
A palestra tem como objetivo discutir sobre a importância de se conhecer sobre o Transtorno do Espectro do Autismo e de se estabelecer práticas sociais que promovam acessibilidade, quebra de barreiras e qualidade de vida para as pessoas com esse diagnóstico.
Facilitadora: ANDRÉA FARIA
Psicóloga, mestra e doutora em Teoria e Pesquisa do Comportamento; formação avançada em Análise do Comportamento Aplicada pela Florida Institute of Technology (FIT), Florida -USA; Facilitadora do Método Friends; certificação no The Program for the Education and Enrichment of Relational Skills (PEERS®- UCLA) para adolescentes, Diretora da Link Soluções Comportamentais.
Palestra com relato de experiência de como trabalhar a BNCC e a Educação 4.0 no que tange à competência geral número 5, que trata do mundo tecnológico e a cultura digital.
Facilitador: BRUNO RICARDO
CEO da STARTUP DoGo Maker. Professor universitário e do Ensino Médio, formação em Física com ênfase em tecnologia da educação, está entre as referências do Norte do Brasil em Robótica Educacional e Educação Maker. Vencedor do Prêmio "Olho na Escola" da Fundação Roberto Marinho e do Canal Futura (afiliado da Rede Globo) em 2016. Autor do Projeto Lúdico de Ensino de Ciências e Engenharia (PLECE), que foi eleito pela Fundação Telefônica VIVO, Fundação Roberto Marinho e Canal Futura um dos 40 projetos que impactaram a Educação Pública Brasileira nos anos de 2016 e 2017 ganhando um capítulo na série "Janelas de Inovação" disponível na Globo Play. Vencedor do prêmio de Técnico Destaque do Torneio de Robótica da FIRST LEGO LEAGUE (FLL) na Etapa Regional Pará (2019-2020). Autor do livro "Iniciação ao Desenvolvimento do Pensamento Computacional com Programação Visual". Hoje atua como palestrante e empreendedor.
Os protótipos apresentam algumas obras de artistas famosos produzidas em alto relevo, com o objetivo de promover a inclusão artística de pessoas com deficiência visual, por meio do tato e da audiodescrição.
Facilitadora: DEBORA ALVES CRUZ
Formada em Tecnologia em Produção Multimídia pela UFPA. Experiência em salas de recursos multifuncionais em escola do município de Belém. Voluntária na ONG Jovens Comunicadores da Amazônia. Atualmente trabalha como assistente no CCBEU Maker, makerspace do Centro Cultural Brasil-Estados Unidos - CCBEU, em Belém-PA.
O GERAE é o Grupo de Estudos em Robótica Aplicada e Educacional. O grupo é uma iniciativa pioneira de professores(as) e alunos(as) dos Cursos de Engenharia de Controle e Automação e Técnico em Eletrônica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus Belém.
É importante ressaltar que o GERAE utiliza a metodologia STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts, Mathematics), nos seus 4 eixos de trabalho. Sendo assim, tem-se como objetivo compartilhar a experiência do GERAE, do IFPA Campus Belém, mostrando a metodologia de trabalho, a complementação da formação dos(as) alunos(as) no âmbito do ensino, pesquisa e extensão, os resultados alcançados e, adicionalmente às parcerias que vêm sendo realizadas com instituições que também trabalham com robótica educacional e com a metodologia STEAM.
Facilitadora: REJANE ARAÚJO
Graduação em Engenharia Elétrica - UFPA. Mestrado em Engenharia Elétrica - UFPA. Doutorado em Engenharia de Automação e Sistemas - UFSC. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Tem experiência na área de Engenharia de Controle e Automação, atuando principalmente nos seguintes temas: controle preditivo e adaptativo, controle digital, modelagem e identificação de sistemas, ambiente computacional
O Projeto é um desdobramento do I Circuito Pinhole das ilhas, visando a elaboração de um memorial de matrizes estéticas das ilhas de Abaetetuba a partir dos resultados protagonizados pelos alunos das ilhas por meio do circuito de oficinas fotográficas Pinhole, trabalhadas sobre temáticas como: hereditariedade cultural, identidade estética e a valorização e resistência das comunidades tradicionais.
Facilitador: MARCELO VAZ LOPES
Natural de Abaetetuba, Artista Visual e Designer, filho de pais ribeirinhos, possui processo de pesquisa e trabalho junto as comunidades tradicionais. Sua trajetória tem como pontos de interesse memórias afetivas às comunidades tradicionais, formas, cores, costumes, saberes e sabores, buscando sempre expressar em suas criações a identidade cultural e a representatividade de seu povo. Atualmente é aluno do curso técnico de Edificações do IFPA- Campus de Abaetetuba.
Este projeto se situa no campo da robótica educacional e tem como objetivo aprimorar produtos já ofertados no mercado, com a finalidade de atender demandas da sociedade em termos de consumo, inclusão social e protocolos de saúde, visando também desenvolver o protagonismo juvenil no ambiente escolar. O projeto foi executado no período de 9 a 31 de agosto de 2022 e pretendeu desenvolver um protótipo de lixeira inteligente para descarte do lixo. Neste sentido, a lixeira inteligente, dado seu caráter lúdico e tecnológico, pode contribuir para o incentivo de destinar o lixo diário ao local adequado. Sendo assim, o objetivo do projeto é estimular o descarte correto do lixo, fazendo a interação do indivíduo com a proposta de inovação tecnológica. A metodologia utilizada foram pesquisas bibliográficas, aulas-oficinas e prática de utilização de componentes eletrônicos com arduino para execução do protótipo de lixeira. Os resultados preliminares foram o funcionamento da lixeira para posterior teste na escola com os estudantes dos 3 turnos. Foi apresentado na 25ª Feira Pan-Amazônica do Livro.
Facilitador: MANOEL MELO
Manoel Ribamar Leite de Melo. Professor de Geografia. Graduado: Licenciatura e Bacharelado pela UFPA. Especialista UFPA - manejo das Bacias hidrográficas Amazônicas. Curso de Eletrônica pela Escola Técnica Marconi. Curso Técnico de Robótica pelo NTE - Escola Estadual Ana Teles. Professor em exercício desde 1994. Professor efetivo da Secretaria Estadual de Educação desde 1999. Ministra aula na modalidade de Ensino Tecnológico e regular de Geografia na Escola Estadual Ana Teles - em Benevides.
É de iniciativa de 2 professores da Escola Estadual Tiradentes I: Mariana Menezes e Anselmo Fernandes, em parceria com o NTE - Núcleo de Tecnologia da SEDUC e a Google Inteceleri na região metropolitana de Belém, estado do Pará com aulas intensivas de educação ambiental, neuróbica e robótica desde de Fevereiro de 2018. O tripé de nosso projeto é: Educação Ambiental, Inclusão e Aprendizagem Criativa. Nossos alunos foram neuroestimulados com neuroimagens, tangran, jogo da memória e jogos sérios. Também usamos METODOLOGIAS ATIVAS como: STEAM, rotação por estações e as inventivas: GAMIFICAÇÃO e SERIOUS GAMES. A pirâmide de William Glasser com as metodologias passiva e ativa também foram desencadeadas durante o processo e os alunos puderam desenvolver as SOFT SKILLS com foco na criatividade. Além disso, eles foram sensibilizados sobre a importância de reutilizar produtos descartáveis: especialmente o plástico, e aprenderam sobre programação do sistema arduíno.O projeto ao todo tem 8 prêmios NACIONAIS E INTERNACIONAIS, sendo o último, o 2º lugar Nacional do Prêmio SEBRAE DE EDUCAÇÃO empreendedora 2022.
Facilitadora: MARIANA MENEZES
Os professores pesquisadores Mariana Menezes e Anselmo Fernandes, são da rede estadual na região metropolitana de Belém, atuando na E.E.E.F. Tiradentes. Usamos METODOLOGIAS ATIVAS como: STEAM, rotação por estações e as inventivas: GAMIFICAÇÃO e SERIOUS GAMES, SOFT SKILLS ,com foco na criatividade. O projeto ao todo tem 8 prêmios NACIONAIS E INTERNACIONAIS, sendo o último, o 2º lugar Nacional do Prêmio SEBRAE DE EDUCAÇÃO empreendedora 2022.
Apresentação de projeto maker dos alunos do CCBEU, Prof. Matheus Mendes, nível TOP 2 , sobre os impactos sofridos nas articulações de atletas de alta performance.
Facilitador: MATHEUS MENDES
Licenciado pleno em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa e suas respectivas literaturas pelo Centro Universitário Fibra, especialista em Coordenação Pedagógica pela FAIEP, com formação complementar de mais de 400h em educação inclusiva. Atualmente é professor do Centro Cultural Brasil-Estados Unidos - CCBEU.